O Que é Heurística e Algoritmo e Como Eles Influenciam Muito nas Suas Decisões de Carreira

Heurística

Heurística são atalhos mentais para ajudar tomar decisões imediatas e eficientes.

Heurística permite resolver problemas e tomar decisões rapidamente e eficientemente. Isso ajuda reduzir o tempo em momentos de decisão e otimiza a fluência evitando paradas pontuais para pensar qual seria o próximo passo.

Porém, há vantagens e desvantagens quando usar Heurísticas.

Ao mesmo tempo em que Heurística pode acelerar nas suas decisões e ser uma ferramenta bem efetiva, ela pode também levar a víeis congnitivos.

Por isso, estar ciente sobre os riscos da Heurística pode te ajudar bastante usar essa ferramenta para tomar decisões mais precisas.

Quando usar Eurística

Aqui estão algumas situações em que Heurística pode ser usada:

  • Substituição de atributos: Substituir perguntas complexas e difíceis por perguntas mais simples e diretamente relacionadas.
  • Redução de esforço: Heurística é um tipo de preguiça cognitiva para reduzir o esforço mental requerido nas suas escolhas e decições.
  • Rápido e Econômico: Heurística é usada porque levar a decisões rápidas e corretas em certos contextos e situações. Há teorias que alegam que Heurística acaba sendo mais precisa do que enviesada.

Recapitulando

Você provavelmente toma centenas ou até milhares de decisões todos os dias. O que você deve comer no café da manhã? O que você deve vestir hoje? Você deve dirigir ou pegar o ônibus? Felizmente, a heurística permite que você tome tais decisões com relativa facilidade e sem muito esforço.

Existem muitos exemplos de heurísticas na vida cotidiana. Ao tentar decidir se você deve dirigir ou pegar ônibus para o trabalho, por exemplo, você lembra que há obras no caminho da rota do ônibus. Você percebe que isso pode atrasar e fazer com que você se atrase para o trabalho. Então você sai mais cedo e dirige para o trabalho em uma rota alternativa.

A heurística permite que você pense rapidamente nos resultados possíveis e chegue a uma solução.

Alguns Tipos de Heurística

Há muitos tipos de Heurística. Embora cada tipo desempenhe um papel na tomada de decisões, eles ocorrem em contextos diferentes. Compreender os tipos pode ajudá-lo a entender melhor qual deles você está usando e quando.

Disponibilidade

A heurística da disponibilidade envolve a tomada de decisões com base na facilidade de lembrar algo. Ao tentar tomar uma decisão, você poderá se lembrar rapidamente de vários exemplos relevantes. Como estes estão mais prontamente disponíveis em sua memória, você provavelmente julgará esses resultados como sendo mais comuns ou de ocorrência frequente.

Por exemplo, se você está pensando em voar e de repente pensa em uma série de acidentes aéreos recentes, você pode achar que a viagem aérea é muito perigosa e decidir viajar de carro. Como esses exemplos de desastres aéreos vêm à mente com tanta facilidade, a heurística da disponibilidade leva você a pensar que os acidentes de avião são mais comuns do que realmente são.

Familiaridade

A heurística da familiaridade refere-se a como as pessoas tendem a ter opiniões mais favoráveis sobre coisas, pessoas ou lugares que experimentaram antes, em oposição a novos. Na verdade, dadas duas opções, as pessoas podem escolher algo com o qual estão mais familiarizadas, mesmo que a nova opção ofereça mais benefícios.

Representatividade

A heurística da representatividade envolve a tomada de decisão comparando a situação atual com o protótipo mental mais representativo. Ao tentar decidir se alguém é confiável, você pode comparar aspectos do indivíduo com outros exemplos mentais que possui.

Uma mulher mais velha de fala mansa pode lembrá-lo de sua avó, então você pode presumir imediatamente que ela é gentil e confiável. No entanto, este é um exemplo de viés heurístico, pois não é possível conhecer alguém confiável apenas com base na idade.

Afeto

A heurística do afeto envolve fazer escolhas que são influenciadas pelas emoções que um indivíduo está vivenciando naquele momento. Uma investigação demonstrou que pessoas são mais propensas a ver as decisões como tendo benefícios e riscos menores quando estão de bom humor. As emoções negativas, por outro lado, levam as pessoas a se concentrarem nas possíveis desvantagens de uma decisão, e não nos possíveis benefícios.

Ancoragem

O viés de ancoragem envolve a tendência de ser excessivamente influenciado pela primeira informação que ouvimos ou aprendemos. Isso pode dificultar considerar outros fatores e levar a escolhas erradas. Por exemplo, o viés de ancoragem pode influenciar quanto você está disposto a pagar por algo, fazendo com que você aceite a primeira oferta sem procurar um negócio melhor.

Escassez

A escassez é um princípio heurístico no qual vemos as coisas que são escassas ou menos disponíveis para nós como inerentemente mais valiosas. A heurística da escassez é frequentemente usada pelos profissionais de marketing para influenciar as pessoas a comprar determinados produtos. É por isso que muitas vezes você verá cartazes anunciando “somente por tempo limitado” ou que dizem para você “compre enquanto durarem os estoques”.

Tentativa e erro

Tentativa e erro é outro tipo de heurística em que as pessoas usam uma série de estratégias diferentes para resolver algo até encontrarem o que funciona. Exemplos desse tipo de heurística são evidentes na vida cotidiana. As pessoas usam tentativa e erro quando estão jogando videogame, encontrando o caminho mais rápido para o trabalho e aprendendo a andar de bicicleta (ou aprendendo qualquer habilidade nova).

Algoritmo

Algoritmos são um conjunto de instruções mentais exclusivas para situações específicas, enquanto heurísticas são regras gerais que podem ajudar a mente a processar e superar vários obstáculos.

Um Algoritmo é um procedimento passo a passo para resolver um problema específico em um número finito de etapas. O resultado de um algoritmo é previsível e reproduzível, devido a sua natureza.

O Que é Um Algoritmo em Psicologia?

Psicólogos usam algoritmos para testar cada variação possível em um experimento, embora possam usar heurísticas para tentar outras coisas. As heurísticas são mais rápidas e fornecem atalhos para chegar a soluções, mas isso tem o potencial de causar erros.

Ao resolver um problema, escolher a abordagem certa costuma ser a chave para chegar à melhor solução. Embora muitas vezes considerado puramente como um termo matemático, o mesmo tipo de processo pode ser seguido na psicologia para encontrar a resposta correta ao resolver um problema ou tomar uma decisão.

Basicamente algoritmo é um conjunto definido de procedimentos passo a passo que fornece a resposta correta para um problema específico. Seguindo as instruções corretamente, você terá a garantia de chegar à resposta certa.

Como funciona um algoritmo?
Um algoritmo é frequentemente expresso na forma de um gráfico, onde um quadrado representa cada etapa. As setas se ramificam em cada etapa para apontar possíveis direções que você pode seguir para resolver o problema.

Em alguns casos, você deve seguir um conjunto específico de etapas para resolver o problema. Em outros casos, você poderá seguir caminhos diferentes que levarão todos à mesma solução.
Algoritmos são abordagens passo a passo essenciais para resolver um problema. Em vez de adivinhar ou usar tentativa e erro, é mais provável que esta abordagem garanta uma solução específica.

Usar um algoritmo pode ajudá-lo a resolver problemas do dia a dia, mas também pode ajudar os profissionais de saúde mental a encontrar maneiras de ajudar as pessoas a lidar com problemas de saúde mental.

Por exemplo, um terapeuta pode usar um algoritmo para tratar uma pessoa que está passando por algo parecido com ansiedade. Como o terapeuta sabe que uma abordagem específica provavelmente será eficaz, ele recomendaria uma série de etapas específicas e focadas como parte de sua intervenção.

Como Funciona um Algoritmo?

Em alguns casos, você deve seguir um conjunto específico de etapas para resolver o problema. Em outros casos, você poderá seguir caminhos diferentes que levarão todos à mesma solução.

Algoritmos são abordagens passo a passo essenciais para resolver um problema. Em vez de adivinhar ou usar tentativa e erro, é mais provável que esta abordagem garanta uma solução específica.

Usar um algoritmo pode ajudá-lo a resolver problemas do dia a dia, mas também pode ajudar profissionais a encontrar maneiras de alcançar um objetivo ou uma meta..

Por exemplo, um terapeuta pode usar um algoritmo para tratar uma pessoa que está passando por algo parecido com ansiedade. Como o terapeuta sabe que uma abordagem específica provavelmente será eficaz, ele recomendaria uma série de etapas específicas e focadas como parte de sua intervenção.

Exemplos de Algoritmos

Existem muitos exemplos diferentes de como algoritmos podem ser usados na vida diária. Alguns mais comuns incluem:

  • Uma receita para cozinhar um prato específico.
  • O método que um mecanismo de pesquisa usa para encontrar informações na Internet.
  • Instruções sobre como montar uma bicicleta.
  • Instruções sobre como resolver um cubo de Rubik.
  • Um processo para determinar que tipo de tratamento é mais apropriado para certos tipos de condições de saúde mental.

Profissionais costumam usar algoritmos para diagnosticar probelma. Por exemplo, eles podem usar uma abordagem passo a passo ao avaliar todas as possibilidades.

Potenciais Armadilhas ao Usar Algoritmos

A desvantagem de usar um algoritmo para resolver um problema é que esse processo tende a ser muito demorado.

Portanto, se você enfrentar uma situação em que uma decisão deve ser tomada muito rapidamente, talvez seja melhor usar uma estratégia diferente de resolução de problemas.

Por exemplo, um médico de emergência que toma uma decisão sobre como tratar um paciente poderia usar uma abordagem de algoritmo. No entanto, isso consumiria muito tempo e o tratamento precisa ser implementado rapidamente.

Neste caso, o médico confiaria em seus conhecimentos e experiências anteriores para escolher muito rapidamente o que considera ser a abordagem de tratamento correta.

Às vezes, os algoritmos podem ser muito complexos e aplicar-se apenas a situações específicas. Isto pode limitar a sua utilização e torná-los menos generalizáveis quando se trabalha com populações maiores.

Recapitulando

Algoritmos podem ser uma ótima opção para solução de problemas quando a resposta precisa ser 100% precisa ou quando cada decisão precisa seguir o mesmo processo. Uma abordagem diferente poderá ser necessária se a velocidade for a principal preocupação.

Diferença Entre Algoritmos e Heurísticas

Uma comparação real entre algoritmos e heurísticas pode ser vista na aprendizagem humana. Quando uma criança aprende a andar, por exemplo, sua abordagem é heurística, experimentando diferentes movimentos musculares até encontrar algum que funcione. Mas, uma vez dominado, caminhar torna-se algorítmico, literalmente um conjunto de passos que (deveria) sempre produzir os resultados desejados.

Algoritmos são frequentemente contrastados com heurísticas. Ambos podem ser úteis na resolução de problemas, mas é importante compreender as diferenças entre eles e saber exatamente quando usar um ou outro.

Sua Carreira & Colocando Isso Tudo em Prática

Como eu posso colocar isso em prática?

Aqui estão umas dicas que podem te ajudar e melhorar a qualidade das suas decisões:

  • Primeiramente foque nos riscos e armadilhas e viés de heuréticas
  • Faça uma pequena lista de poucos itens de possíveis decisões que poderão ser tomadas nos próximos 7 dias.
  • Para cada item, faça uma pequena previsão, decidindo antecipadamente se você precisará de mais tempo para decidir ou se é seguro e importante decidir na hora.
  • Coloque um A para os itens que requerem mais tempo para pensar e decidir e um H para os itens que poderão ser decididos na hora.
  • Pronto: você planejou antecipadamente seus momentos heurísticos e algoritmos.
  • Faça isso algumas vezes e sem você perceber você saberá, no momento da decisão, decidir se heurística ou algoritmo é o melhor cainho a ser tomado.

Em entrevistas, você pode usar os dois.

No seu planejamento de carreira, pela natureza de um planejamento, algoritmo é mais apropriado.

Oportunidade instantâneas, pelo imediatismo, heurística é o mais apropriado.

No trabalho, os dois são muitos importantes em todas as situações. Nesse caso, sua intuição deverá ser ‘treinada’ para saber qual seria o mais apropriado.

Podcast

Ricardo Jardim
Ricardo Jardim

Add some data here

Artigos: 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *